Açailândia: OAB divulga nota de esclarecimento sobre condução de advogado pela policia

A Ordem dos Advogados do Brasil Conselho da Subseção de Açailândia/MA, vem por meio dessa nota de esclarecimento informar fatos importantes acerca da prisão de advogado ocorrida no dia 20/12/2023.

Informamos que na ocasião da prisão do advogado, o mesmo se encontrava na delegacia de polícia regional de Açailândia/MA, sem nenhum sinal de embriaguez, apresentando bom comportamento, falando corretamente, sem nenhum indicio de cheiro de consumo de substâncias alcoólicas, bem trajado, fazendo uso corretamente de todas as suas faculdades físicas e motoras.

Os fatos apresentados pelos policiais necessitam de melhor esclarecimento, haja vista o relatado no momento da prisão não estar corretamente condizente com a realidade.

O advogado atua na área criminal e já teve embates profissionais com a guarnição que o prendeu no dia de ontem, no momento da prisão o advogado foi abordado sozinho e em nenhum momento a OAB foi informada da prisão.

O advogado foi colocado em uma cela comum, e foi atribuído ao mesmo ter cometido desacato e desobediência com a guarnição, além da conduta de embriaguez, que ressalta-se não tinha nenhum indicio dessa conduta.

O advogado é conhecido pelos policiais, não existiam na ocasião motivos que justificassem a abordagem, suspeita de prática de qualquer ilícito, não existia ordem judicial ou de autoridade que justificasse a busca pessoal no advogado ou em seu carro.

A OAB está apurando os fatos e buscando a verdade com relação a conduta dos policiais e advogado, nesse momento qualquer imputação acerca do ocorrido é injustificada e prematura.

Adotaremos as medidas cabíveis para o esclarecimento dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

– Subseção de Açailândia/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *