Criança açailandense consegue medicamentos de alto custo para seu tratamento pelo Ministério da Saúde

Família consegue através do Ministério da Saúde medicamento de alto custo, o voxzogo para o tratamento de nanismo do garotinho que mora em Açailândia, Olavo Tenorio Lindoso, de apenas 2 anos e 6 meses de idade que vai começar a tomar o medicamento que foi reconhecido pela Anvisa em novembro de 2021, a família de Olavo Tenorio entrou na justiça para ter direito do tratamento pelo SUS.

O pequeno Olavo Tenorio que é filho do casal Iulanne Fernandes Lindoso e Aécio Tenorio de Almeida, é o primeiro açailandense a fazer uso do voxzogo, medicamento para o tratamento de acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo. No início de dezembro de 2023 a justiça federal determinou através de liminar de urgência, que o ministério da saúde fornecesse o medicamento. Nesse caso, Olavo fará uso desse medicamento injetável subcultâneo todos os dias até a puberdade, que é quando fecha as placas de crescimento.

A averiguação da evolução desse tratamento se dá de forma multiprofissional como fonoaudiólogo, ortopedista, neurocirurgião, psicólogo e endocrinologista.

Vale ressaltar que, nanismo não é somente  baixa estatura, a patologia carrega consigo algumas complicações que varia de pessoa para pessoa encurtamento dos membros e macrocefalia, pode haver dor nas pernas, perda auditiva e atraso na fala, apnéia obstrutiva do sono, insuficiência respiratória, estenose do forame magno, pode causar compressão medular levando a um risco aumentado de morte na infância. Voxzogo é a primeira terapia no mundo para acondroplasia, pois estava em estudo há 10 anos e somente em novembro de 2021 a Anvisa chancelou o uso no Brasil, o medicamento é importado dos EUA.

Veja o vídeo quando o medicamento chegou para a família em Açailândia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *