Detran foca em modenização para otimizar serviços à população

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou importantes ações em 2023, com objetivo de melhorar o atendimento e otimizar os serviços realizados pelo órgão para proporcionar mais conforto ao usuário. Em uma busca pela modernização, o órgão implementou uma série de inovações para aperfeiçoar a experiência dos cidadãos em suas interações com os serviços relacionados ao trânsito.

Foram implantados totens de autoatendimento nas principais unidades de atendimento para reduzir filas e o tempo de espera, oferecendo, também, a autonomia do usuário realizar serviços de forma rápida e intuitiva. Além disso, foram entregues, neste ano, 80 tablets para a realização de exames práticos, proporcionando mais rapidez no lançamento dos resultados no sistema. Outra novidade foi o pagamento de taxas e multas via Pix, propiciando mais agilidade nas transações bancárias e garantindo mais segurança aos usuários.

Este ano, o Detran-MA também priorizou descentralizar os serviços de exame teórico e vistoria veicular para possibilitar mais eficiência e qualidade no atendimento aos usuários, através do credenciamento de 260 Centros de Formação de Condutores (CFCs) e de novas 4 empresas de vistorias. Ainda em 2023, em média, 7 mil provas teóricas foram aplicadas e cerca de 15 mil vistorias foram realizadas por mês. Outra novidade adotada no período foi a vistoria remota. Por meio dessa modalidade, o usuário pode solicitar que esse serviço seja realizado no conforto da própria residência.

Para o diretor-geral do Detran-MA, Hewerton Pereira, em 2023, o órgão focou em oferecer serviços mais eficientes, ágeis e acessíveis, acompanhando as demandas e expectativas da sociedade. “Ao longo do último ano, implementamos diversas iniciativas que refletem nosso empenho em proporcionar uma experiência mais positiva para os usuários. A tecnologia existe justamente para tornar nossos processos mais simplificados, por isso, continuaremos ampliando os nossos serviços online, permitindo que os cidadãos os  realizem de forma remota, sem a necessidade de deslocamento até as unidades físicas”, frisou.

No Maranhão, em 2023, foram realizados 253.846 serviços relacionados à habilitação, com Renovação de Exames (160.934) ocupando o primeiro lugar, Primeira Habilitação (40.697) o segundo e CNH Definitiva (32.853) o terceiro. Já relacionados a veículos, foram realizados 533.589 serviços, com Transferência de Propriedade (154.138), Registro de Gravame (100.314) e Primeiro Emplacamento (88.207) sendo os três primeiros mais procurados no órgão dessa categoria. Os dados são referentes até o dia 21/12/2023.

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