Açailândia: qualificação sobre política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora

A equipe do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (a) – CEREST Estadual/ SES/ MA esteve em Açailândia, nesta quarta-feira, 18/01, com a equipe de Vigilância em Saúde do município de Açailândia para realizar uma qualificação sobre apoio matricial como estratégia para o fortalecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – PNSTT, na Atenção Básica.

A saúde do trabalhador no SUS ocorre a partir da articulação de ações individuais de assistência e de recuperação dos agravos, com ações coletivas, de promoção, de prevenção, de vigilância dos ambientes, processos e atividades de trabalho, e de intervenção sobre os fatores determinantes da saúde dos trabalhadores; ações de planejamento e avaliação com as práticas de saúde; o conhecimento técnico e os saberes dos trabalhadores.

Participaram do encontro Anália Félix (Nutricionista), Kalline Bonjardim (enfermeira), Luzia Cristina (Assistente Administrativa, Clodoaldo da Silva Cardoso (Coordenador da Vigilância em Saúde), e Adriana da Costa Alencar (Coordenadora do Programa Saúde do Trabalhador). As orientações foram ministradas pelos profissionais da CEREST Mayra Nina Araújo, Chefe do CEREST Estadual; Celso Henrique Jorge Costa – engenheiro agrônomo e engenheiro de segurança do trabalho do CEREST Estadual; e Adriana Maria Feijão de Carvalho – Fonoaudióloga do CEREST Estadual. 

As ações promovidas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) são para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. 

ASCOM PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *