Açailândia: campanha “agosto dourado”, prefeitura realiza palestra voltada para pacientes gestantes e colaboradores da unidade hospitalar

Mulheres gestantes e profissionais do Hospital Municipal de Açailândia (HMA) participaram de uma palestra sobre aleitamento materno como parte da campanha “Agosto Dourado”. A ação, promovida pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Regional de Saúde da Tocantina, visa conscientizar sobre a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês, com o tema “Aleitamento Materno e suas Diversidades”.

Durante a palestra, realizada no HMA, foi discutido o valor nutricional do leite materno, além do papel da rede de apoio às mulheres que amamentam. A Técnica Regional de Saúde de Imperatriz, Benta Lopes, a Nutricionista e Coordenadora do Banco de Leite de Imperatriz, Fabiana Galeno, a Técnica de Enfermagem, Tatiana Soares, e Dilze Braga, Assessora de Imprensa da Região Tocantina, junto com a diretora do Hospital Regional de Açailândia, Kheury Pinho, estiveram presentes na roda de conversa.

No evento, as gestantes e colaboradoras receberam informações sobre ordenha, armazenamento e doação de leite humano, bem como técnicas de manejo do aleitamento materno. Foram fornecidos folhetos contendo o guia de aleitamento materno e políticas relacionadas, incluindo os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o Critério Global Amigo da Mulher e as normas brasileiras de comercialização de aleitamento para lactentes com base no Decreto No. 9.579/2018.

A Secretaria de Saúde recomenda que o leite materno seja a única fonte de alimentação para a criança nos primeiros seis meses de vida, pois oferece proteção contra doenças como diarreia, pneumonia e alergias. Além disso, contribui para o desenvolvimento neurológico e reduz as chances de câncer de mama na mãe.

A coordenadora do Banco de Leite, Fabiana Galeno, ressaltou a importância da ação para orientar as mães sobre amamentação, ensinando posições corretas e técnicas adequadas. Keury Pinho, diretora do HMA, considerou a iniciativa crucial para as mães gestantes, oferecendo educação desde o início sobre amamentação e a relevância do leite materno nos primeiros seis meses de vida.

ASCOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *