Prefeito Aluísio Sousa entrega frigorífico moderno para a população de Açailândia

“O benefício vem com geração de emprego direto e indireto e vai fornecer carne inspecionada com mais qualidade para a população. O abatedouro público era aguardado há 11 anos pelos moradores”.

 Será inaugurado na tarde desta sexta-feira (14), às 16h00, o novo Frigorífico Municipal de Açailândia. O abatedouro público receberá o nome do pecuarista Olindo Chave, ( In Memorian ), uma homenagem dada pelo gestor municipal ao pecuarista que muito contribuiu para o desenvolvimento da região detentora da maior concentração de rebanho bovino do Maranhão.

Desde de o ano de 2009 obra estava no esquecimento e sempre era cobrada pela população e classe de pecuaristas. Só agora, por meio de uma parceria município e governo do estado a obra vai ser inaugurada. Para que fosse concluída o prefeito Aluísio Silva e Sousa teve que firmar com o governador Flávio Dino convênio no valor de R$ 1.447.770,41 (Um Milhão, quatrocentos e quarenta e sete mil, setecentos e setenta reais e quarenta e um centavos ).

Vale lembrar que desde o início da obra em meados de 2009, gestores anteriores já investiram por meio de convênios federais e estaduais cerca de R$ 6. 400.000,00 (Seis Milhões e Quatrocentos Mil Reais para construção e compra de equipamentos.

O empreendimento específico para o abate de bovinos detém uma área total de 13 hectares, cerca de 130 mil mts2, com capacidade para construção de outros anexos ou ampliação. A área construída é de 120 mil mts2, sem contar a área das três lagoas que servirá para jogar os rejeitos. Possui capacidade máxima para abater 180 animais por dia, no entanto, vai iniciar com 60 abatimentos diários com a condição de aumentar de acordo com a demanda.

Foram adquiridos equipamentos de inox de última geração, conforme exigência dos órgãos de vigilância em saúde e iguais aos que estão nos melhores frigoríficos do Brasil. Está adequado e dentro de todos os padrões exigidos pela Legislação Estadual e Federal, além de receber os equipamentos mais modernos, como: câmara frigorífica, pistola para o abate, unidade de tratamento de efluentes, dentre outros.

Previamente, técnicos do governo do estado estiveram no prédio para vistoriar e fazer a inspeção sanitária para posterior autorizar o funcionamento das atividades. O benefício irá gerar uma série de benefícios para o município, entre eles, a geração de emprego direto e indireto, além de fornecer carne inspecionada de boa qualidade para o consumo das famílias de Açailândia.

ASCOM – PMA – Por: Antônio Maria






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *