IX Conferência Municipal de Assistência Social reforça a importância das políticas socioassistenciais em Cidelândia

A Prefeitura de Cidelândia, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) promoveram nesta segunda-feira (30), a IX Conferência Municipal de Assistência Social. O evento aconteceu na Escola Lino Coelho, no Bairro Pequizeiro, com início às 9hs e término às 17hs.

O tema central da IX Conferência Municipal foi: “A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. As Conferências são instâncias deliberativas, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Estiveram presentes, o prefeito Fernando Teixeira, o vice José de Fátima, as secretárias Valdenir Coelho (Assistência Social), Socorro Costa (Saúde), o secretário de Educação, Francisco Roberto, os vereadores Kiko, Valmir da Sol Brilhante e Prof. Raimunda, o vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Joel Carvalho, o sub comandante do 32º BPM, Sgt Gilvan, a equipe do CRAS e autoridades eclesiásticas e população em geral.

O prefeito Fernando Teixeira ressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social.

Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, que são o início, meio e fim da Política de Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas. O tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e acredito que neste momento, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades sociais aliados a superação desse vírus letal por meio da vacinação e das medidas de prevenção sejam o maior desafio desta gestão. Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Cidelândia.

A Secretária de Assistência Social, Valdenir Coelho, agradeceu a participação de todos e todas na realização da IX Conferência.

É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando a sociedade civil, mais especificamente as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS. Especialmente nesse contexto de pandemia, em que o serviço público, o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema Único de Assistência Social – SUAS, demonstraram, mais do que nunca que salvam vidas.

Representando o poder legislativo, o vereador lembrou da importância da Conferência para o Município.

Estamos em um momento delicado para a Assistência Social. Tenho certeza que os desafios impostos pela pandemia foram enormes, aumentando a demanda e as dificuldades de fornecer assistência básica aos josefenses. Os problemas que surgiram no último ano exigiram ainda mais, da Assistência Social, por meio de suas políticas públicas.

O evento contou com a participação especial da Assistente Social e conferencista Valéria Maria Ferreira de Sousa de Augustinópolis-TO.

Os cinco eixos temáticos que foram debatidos durante a IX Conferência de Assistência Social de Cidelândia:

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;

Eixo 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

Eixo 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

Eixo 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;

Eixo 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Após os debates e deliberações, serão extraídos os indicativos da plenária final da IX Conferência Municipal, que farão parte da composição das ações direcionadas à Assistencial Social, compondo, também, o Plano Municipal de Assistência Social – PMAS e o Plano Plurianual – PPA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *