Inquérito aponta que 40% dos maranhenses tiveram Covid-19

O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, apresentou, nesta terça-feira (25), em entrevista coletiva, o resultado do Inquérito Sorológico de infecção por Covid-19 no estado. Ao todo, foram realizadas 3.289 entrevistas com coleta de amostragem de sangue.

“Podemos dizer que o Maranhão tem a menor taxa de letalidade em casos de Covid-19 do Brasil. E, possivelmente, uma das menores do Mundo. O índice varia de 0.1% a 0.17%, segundo a análise do Inquérito Sorológico, divulgado na manhã de hoje, 25/08. Ou seja, de cada 1.000 infectados, falece 1 pessoa”, afirmou Carlos Lula.

O estudo aponta que aproximadamente 40% da população maranhense, ou seja 2.877.454 pessoas, já apresentam anticorpos contra o coronavírus. 

Em relação aos sintomas, 62% das pessoas apresentaram pelo menos 3 sintomas clássicos da doença. Outras 26% se mostraram assintomáticas e, 11,8% oligossintomáticas, ou seja, com menos de 3 sintomas da Covid-19.

Quanto ao sexo, as mulheres estão entre as mais infectadas, sendo 42,4% dos casos. Já pacientes do sexo masculino somam 37,2 %. 

O estudo faz um alerta a pais e responsáveis: crianças de 1 a 9 anos representam 42,4% de casos positivos para Covid-19. Por isso é importante evitar o contato delas com pessoas mais velhas que também podem ser infectadas. 

“Apesar dos dados divulgados, as medidas de distanciamento e higiene devem continuar! A ideia de que teremos uma vacina até o começo do ano ainda é cercada de invertezas. Agora, iremos nos reunir com infectologistas e professores envolvidos neste estudo para desenvolver as estratégias desta nova fase de combate ao vírus”, finalizou Carlos Lula.

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *